domingo, março 22, 2009

As espécies de Leucophora (família Anthomyiidae)

Leucophora cf. personata
As moscas do género Leucophora (família Anthomyiidae) são cleptoparasitas de outros insectos, sobretudo himenópteros (abelhas das famílias Andrenidae, Anthophoridae e Halictidae e vespas da família Crabronidae fazem parte da lista).
Estas moscas apresentam um comportamento espectacular designado por "comportamento satélite", que consiste no seguinte: encontram o ninho dos hospedeiros seguindo as fêmeas hospedeiras enquanto estas voam, a uma distância fixa destas (ver vídeo).




Uma vez encontrado o ninho do hospedeiro, a mosca fêmea entra neste e procura as provisões alimentares destinadas às larvas de abelha ou vespa. A seguir depositará os seus ovos sobre o alimento e as larvas de mosca, quando emergirem, estarão rodeadas de comida.


Bibliografia:

C. Polidori, B. Scanni, E. Scamoni, M. Giovanetti, F. Andrietti & R. J. Paxton Satellite flies (Leucophora personata, Diptera: Anthomyiidae) and other dipteran parasites of the communal bee AndrenaSatellite flies agilissima (Hymenoptera: Andrenidae) on the island of Elba, Italy. Journal of Natural History, 2005; 39 (29): 2745-2758

domingo, março 15, 2009

Rondania dispar

Rondania dispar ( ♀)
No passado dia 3 de Março encontrei pousada numa urze, uma mosca da família Tachinidae que apresenta um comportamento extraordinário. Chama-se Rondania dispar e as fêmeas põem os seus ovos directamente na boca de gorgulhos, que as larvas parasitam, enquanto estes estão ocupados a alimentar-se.
Observações de uma espécie próxima, Rondania dimidiata, dizem-nos que a fêmea desta espécie de mosca aproxima-se do gorgulho ficando frente a frente com este, estando ambos sobre uma agulha de pinheiro, planta da qual o escaravelho se alimenta.


Assim que o gorgulho se começa a alimentar, a mosca começa a esticar o seu longo ovipositor por baixo do seu corpo e entre as suas patas na direcção da boca do pequeno escaravelho. Se o gorgulho pára por momentos de se alimentar, a mosca imediatamente retrai o ovipositor. Quando o gorgulho dá uma oportunidade à mosca esta, em poucos segundos, deposita um ovo (ou larva, não se sabe ao certo) no esófago deste. A mosca aproveita o facto de o gorgulho abrir as mandíbulas durante a alimentação, para introduzir um descendente seu no interior do insecto hospedeiro. A larva de mosca irá alimentar-se do gorgulho adulto a partir do seu interior.

Nota: O esquema que mostra a mosca a ovipositar foi retirado de Kozlowski (2008)

Bibliografia:

Marek W. Kozlowski, 2008, Oviposition into the mouth: the case of Rondania dimidiata (Tachinidae) - a literature survey, diptera.info: http://www.diptera.info/articles.php?article_id=21