sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Fungos prejudiciais a insectos

Uma grande diversidade de fungos associa-se a insectos. Existem os que estabelecem uma relação simbiótica com estes e outros que os parasitam.
Um dos grupos de fungos parasitas de insectos mais importante são os da Ordem Entomophthorales ("Entomophthorales" significa destruidor de insectos).




Uma espécie muito comum de Entomophthorales é a Entomophthora muscae (1ª foto). Este fungo produz uma grande quantidade de esporos. Quando um esporo aterra numa mosca, germina e penetra para o seu interior. Aí, a primeira coisa que faz é crescer na direcção da cabeça do hospedeiro para poder controlar as suas acções. A mosca vai ser depois manipulada para que procure um local elevado, como um ramo, folha ou parede de uma casa. Ao fungo interessa que a mosca esteja o mais alto possível pois aumenta a capacidade de dispersão dos esporos.
As moscas mortas desta forma possuem o abdómen dilatado e patas e asas esticadas.
As pessoas aperceberam-se da utilidade destes fungos e usam-nos como biocontroladores de pragas de insectos.


Os Laboulbeniales são uma outra Ordem de fungos que se associa a insectos. Estes são fungos muito invulgares. São ectoparasitas obrigatórios de artrópodes: significa isto que não conseguem sobreviver na ausência dos seus hospedeiros. Os hospedeiros são sobretudo insectos e dentro destes os coleópteros (escaravelhos) são os mais atacados.
Os Laboulbeniales não apresentam hifas, usando um haustório em forma de raiz para absorver os nutrientes do hospedeiro.
No entanto, apesar de poderem cobrir uma parte significativa do corpo do hospedeiro, estes fungos não parecem prejudicá-lo grandemente.
Na última foto vemos uma mosca da espécie Fannia canicularis (família Fanniidae) parasitada por um fungo da espécie Stigmatomyces ceratophorus (Laboulbeniales). Esta foi a primeira vez que se encontrou esta espécie em Portugal. Isto não é uma surpresa já que este grupo de fungos é pouco estudado no nosso país.

Bibliografia:

Rossi, W. & Weir, A. (2007) New species of Stigamtomyces from various continents. Mycologia, 99(1), pp. 139-143.

http://botit.botany.wisc.edu/toms_fungi/mar2000.html

http://lsb380.plbio.lsu.edu/laboul%20folder/laboul.home.html