domingo, março 15, 2009

Rondania dispar

Rondania dispar ( ♀)
No passado dia 3 de Março encontrei pousada numa urze, uma mosca da família Tachinidae que apresenta um comportamento extraordinário. Chama-se Rondania dispar e as fêmeas põem os seus ovos directamente na boca de gorgulhos, que as larvas parasitam, enquanto estes estão ocupados a alimentar-se.
Observações de uma espécie próxima, Rondania dimidiata, dizem-nos que a fêmea desta espécie de mosca aproxima-se do gorgulho ficando frente a frente com este, estando ambos sobre uma agulha de pinheiro, planta da qual o escaravelho se alimenta.


Assim que o gorgulho se começa a alimentar, a mosca começa a esticar o seu longo ovipositor por baixo do seu corpo e entre as suas patas na direcção da boca do pequeno escaravelho. Se o gorgulho pára por momentos de se alimentar, a mosca imediatamente retrai o ovipositor. Quando o gorgulho dá uma oportunidade à mosca esta, em poucos segundos, deposita um ovo (ou larva, não se sabe ao certo) no esófago deste. A mosca aproveita o facto de o gorgulho abrir as mandíbulas durante a alimentação, para introduzir um descendente seu no interior do insecto hospedeiro. A larva de mosca irá alimentar-se do gorgulho adulto a partir do seu interior.

Nota: O esquema que mostra a mosca a ovipositar foi retirado de Kozlowski (2008)

Bibliografia:

Marek W. Kozlowski, 2008, Oviposition into the mouth: the case of Rondania dimidiata (Tachinidae) - a literature survey, diptera.info: http://www.diptera.info/articles.php?article_id=21