quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Malacogaster passerinii

Esta foto é muito importante pois trata-se do primeiro registo fotográfico de uma fêmea de Malacogaster passerinii no estado selvagem.
Apesar de não parecer, trata-se de um escaravelho e pertence à família Drilidae, uma família aparentada com a dos pirilampos (Lampyridae).

A família Drilidae é um pequeno grupo de espécies da Ordem Coleoptera. São conhecidas cerca de 100 espécies a nível mundial, sendo a maioria encontrada em zonas tropicais. As espécies desta família apresentam um acentuado dimorfismo sexual, com os machos a apresentarem asas e as fêmeas completamente ápteras e aspecto larviforme. A maioria dos drilídeos são nocturnos ou crepusculares.
A dieta destas espécies, tanto na fase larvar como em adultos, é à base de gastrópodes (Mollusca) que capturam. As larvas de M. passerinii predam diversas espécies de caracóis do género Helix.

Na Península Ibérica são somente consideradas 8 espécies de drilídeos: Drilus flavescens, Drilus mauritanicus, Drilus amabilis (presente apenas nas ilhas Mallorca e Menorca), Drilus concolor, Paradrilus opacus, Malacogaster passerinii, Malacogaster nigripes e Malacogaster maculiventris.

Bibliografia:

Bahillo de la Puebla, P. & J. I. López-Colón (2005) Los Drilidae Lacordaire, 1857 de la Península Ibérica e Islas Baleares (Coleoptera). Boletín Sociedad Entomológica Aragonesa, nº 37: 119-128